top of page
  • Foto do escritorConteúdo Digital

Caiçaras marcam presença no lançamento do livro “Peixe de Varal” em São Sebastião

Atualizado: 24 de jun. de 2022

Após evento na Casa Caiçara, a programação segue na EM Toque-toque Pequeno, Escambau Cultura e CIP Topolândia



Em clima de uma boa festa caiçara, com peixe na panela e café de cana, os caiçaras se reuniram em volta do fogão a lenha para comemorar o lançamento do livro “Peixe de Varal: receitas que o sal conservou”, da sebastianense Angélica Oliveira de Souza. O evento ocorreu na noite da última quinta-feira (23/6), na Casa Caiçara, na Rua da Praia de São Sebastião, e ainda recebeu quem passava pelo local e quem quis conhecer em primeira mão a obra. Memórias de infância, causos de pescador e poesia sobre a vida a beira mar também movimentaram a comemoração desta publicação que traz 13 receitas sobre a técnica tradicional da salga de peixes e frutos do mar.


A programação de lançamento segue no dia 25 de junho, às 15h, no Escambau Cultura, em Boiçucanga, na Costa Sul, onde também terá uma aula aberta. Na agenda também constam ações educativas na Escola Municipal de Toque-Toque Pequeno, no dia 24 de junho, e no Centro Integrado Profissionalizante (CIP), na Topolândia, dia 27, para a turma do curso de Nutrição da Etec São Sebastião.


A publicação do livro, que é realizada por meio do Programa de Fomento Cultural de São Sebastião, da Fundação Educacional e Cultural Deodato Sant’Anna (Fundass), traz como contrapartida a disponibilização gratuita de 10 versões impressas e 50 acessos aos e-books, para Biblioteca Municipal, centros comunitários e movimento social caiçara já selecionados.


A primeira edição conta somente com 100 exemplares e quem quiser adquirir pode entrar em contato pelo WhatsApp do “Peixe de Varal” no (12) 99706.2578. A obra ainda tem a versão e-book (acesso virtual) disponível para venda na Amazon, a preço mais acessível, no link https://www.amazon.com.br/Peixe-varal-receitas-que-conservou-ebook/dp/B0B1K1VVDM/.


Especialista na técnica tradicional da salga de peixes e de frutos do mar, a autora traz receitas que aprendeu com seus ancestrais, incluindo as produzidas a partir do famoso peixe seco, que ela já comercializa há anos por meio de sua empresa, a Peixe de Varal.


Segundo a autora, ver suas filhas e amigos juntos neste momento reforça o propósito da obra, que é de unir os caiçaras e poder divulgar as tradições. “Agora é real, o que está na mesa da minha família há anos vai estar em lugares que jamais imaginei. A cozinha da minha avó chegando à casa das pessoas é um sonho”, afirma Angélica.


Angélica de Souza aprendeu a culinária caiçara a partir da generosidade de seus ancestrais. “É um conhecimento passado de mãe para filha e de geração em geração”, completa a autora. “A salga de peixes era comum na minha infância e fico feliz em vê-la voltando. Agora está registrada em um belo livro que representa fortemente nossa cultura”, completa a autora sebastianense Maria Angélica de Moura Miranda.


Sobre o livro

“Peixe de Varal: receitas que o sal conservou” reúne os melhores ingredientes e combina tudo isso para trazer, de forma inédita, a força e as delícias da Cultura Caiçara. A obra com cerca de 80 páginas também traz ao leitor ilustrações de Isabel Galvanese e uma pesquisa histórica e fotográfica sobre a técnica da salga.


Junto a autora, também integram a equipe de produção do livro: Vanessa Stropp, Jessyca Biazini e Priscila Prisco. Além da colaboração do Coletivo Caiçara, do Camilo Terra, da Maria Angélica Moura, da Letícia Oliveira, bem como fotos da Nicia Guerriero e do Arquivo Histórico Municipal.


Sobre a autora

Angélica Oliveira de Souza é nascida em São Sebastião e aprendeu técnicas, costumes e o modo de fazer da Cultura Tradicional Caiçara, como a salga do peixe. De todos os seus saberes, a salga é a técnica mais trabalhada e é o sustento de sua família ao longo dos anos. Para conhecer mais do trabalho da autora acesse o Facebook e Instagram @PeixeDeVaral.


Serviço:

Lançamento do livro no Escambau Cultura

+ aula aberta com a autora

Dia: 25 de junho

Horário 15h

Endereço: Rua Benjamim Manoel dos Santos, 326, em Boiçucanga, na Costa Sul.

Mais Informações: (12) 99706.2578 ou @peixedevaral nas redes sociais.


  • Comprar livro impresso “Peixe de Varal: receitas que o sal conservou”

Basta entrar em contato com a Angélica de Souza pelo (12) 99706.2578, fazer o pagamento antecipado via pix, e combinar a retirada nos dias do lançamento ou envio pelo correio.

  • Comprar e-book “Peixe de Varal: receitas que o sal conservou”


Fotos: Divulgação/Peixe de Varal

28 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page